Copyright © 2017 Infomex, Todos os direitos reservados.

Rua Bráz Cubas, Nº 03 - 8º Andar
Conj 5 - Centro - Santos - SP
CEP: 11013 - 918

                          Notebook's
INFOMEX INFORMÁTICA
 

Defeitos comuns em notebook's


Abaixo, iremos abordar alguns defeitos mais comuns apresentados em notebook's. Abordaremos de forma simples, para que o usuário possa interpretar os sinais que seu aparelho possa estar apresentando. Lembrando que para a completa certeza do defeito, o mesmo deverá passa por diagnóstico profissional.

O notebook está muito lento, ele não era assim!

 

Pode ser superaquecimento, algum problema no sistema operacional, ou algum problema relacionado ao manejo de memória RAM. Geralmente uma manutenção física acompanhada de uma manutenção de sistema resolve o problema!

 

O notebook trava, congelando a imagem. Tem que segurar o botão “power” por uns segundos para desligá-lo, só depois de alguns minutos consigo ligá-lo novamente.

 

Geralmente, esse é um defeito clássico de superaquecimento, mas pode não ser no processador diretamente, mas sim em algum componente periférico, como chipset. No entanto, pode também ser algo mais complexo, como uma fuga de aterramento na placa mãe, memória RAM etc. O correto é trazer para diagnóstico, pois tentar utilizar o notebook neste estado, pode agravar o problema, dificultando em muito o reparo.

 

O notebook reinicia sozinho, aleatoriamente, com ou sem BSOD (Blue Screen of Death, ou tela azul da morte!).

 

Quem nunca viu aquela tela azul antes de um cataclismo do Windows! Pode ser várias coisas. Coisas simples como um driver mau atualizado do Windows, ou também, um defeito na placa mãe ou memória RAM. O correto é trazer para diagnóstico, pois tentar utilizar o notebook neste estado, pode agravar o problema, dificultando em muito o reparo.

 

O notebook apresenta a tela escura, mau consigo ver que ele está ligado.

 

Geralmente, o problema é a tela, porém, muitas vezes não é necessário trocá-la!  Podemos reparar a placa eletrônica da tela, que, na maioria é a responsável por este defeito. Existe alguns casos, que o defeito é a placa mãe do notebook, que também consertamos. Caso o problema na tela não for viável de reparo, a troca se faz necessária.

 

O meu notebook está com a tela toda branca, impedindo-me de distinguir qualquer coisa que esteja sendo apresentada.

 

Mesmo caso do defeito de tela escura!

 

O notebook apresenta a tela toda colorida, parece uma obra de Romero Brito!

 

Provavelmente é a tela, a mesma deverá ser trocada!

 

Meu notebook não liga! Está morto!

 

Esse defeito pode parecer sinistro! Mas sua solução pode ser bem simples, como um conector de “power” folgado, carregador com defeito, bateria em curto, botão do “power” com defeito. Pode ser também, alguma coisa mais séria, o ideal é trazer para diagnóstico!

 

O carregador original do meu notebook apresentou defeito, comprei uma fonte “universal” e o mesmo se comporta de maneira estranha, com alguns “micro travamentos”, esquentando além do normal, deligando sozinho etc.

 

Fuja de fontes universais! Compre um carregador original, ou conserte o que apresentou defeito. Muitas vezes, o conserto é simples, sendo mais barato que uma fonte universal. Nós trabalhamos com consertos de carregador e com venda de carregadores originais! Clique aqui e leia nosso artigo sobre fontes “universais”.

 

O notebook chega a ligar, mas não aparece imagem.

 

Esse é um defeito físico com certeza, pode ser uma memória RAM em curto, pode ser a temível solda B.G.A da placa mãe com defeito. Pode ser também humidade, por incrível que pareça! Traga para fazermos um diagnóstico completo. O custo do reparo pode ser bem viável!

 

O notebook pisca as luzes de advertência repetidamente ou descontroladamente.

 

Pode ser a BIOS. BIOS é um “mini programa”, que contém instruções básicas para a placa mãe ligar corretamente, fica gravado num CHIP soldado a placa mãe. Algum surto elétrico pode fazer com que esse “mini programa” simplesmente corrompa ou apague. A regravação da BIOS muitas vezes corrige o problema.

 

O teclado do notebook não funciona, ou não funciona algumas teclas.

 

O teclado está com defeito, as vezes uma limpeza corrige o problema, mas na maioria das vezes o mesmo precisa ser trocado. Temos ótimo preços de teclado novos e originais!

 

Ao manusear o notebook a carcaça abre, expondo as dobradiças, fazendo “barulhos” e dificultando o manuseio do mesmo.

 

Este é um defeito perigoso, pois o usuário vai postergando o reparo, pois não influência diretamente no funcionamento do notebook. Assim, cada vez mais peças da articulação vão sendo danificadas. Já acompanhei casos que houve danos a placa mãe do notebook. Se o reparo for feito logo que os sintomas aparecem, geralmente é fácil, feito com resina e solda, reforçando o local onde aconteceu o deslocamento.

 

A fonte original do meu notebook não carrega a bateria, não liga o notebook, está com mal contato ou esquenta demais e para de funcionar.

 

Pode ser o cabo “B” em curto, é o cabo que sai da fonte e vai plugado no notebook. Após anos de torções, ele pode começar a se esfolar por dentro, dando fuga do terra ao positivo, ocasionando justamente esses problemas! Esse cabo pode ser trocado, e o acabamento é perfeito!

O wireless do meu notebook não funciona.

Pode ser apenas o driver de rede WI-FI faltando ou mau instalado, alguma configuração de sistema, ou um defeito na placa de rede wireless. Sendo este último, geralmente o custo é baixo e a troca é simples.

 

Comprei um notebook novo, mas existem informações que preciso do meu notebook antigo, e ele não funciona mais e também não tenho interesse em arrumá-lo.

Não há problema! Conseguimos desmontar este notebook que não irá ser reparado e salvar suas informações direto do HD de dentro dele, copiando assim estas para o notebook novo!