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INFOMEX INFORMÁTICA

Vale a Pena Reparar Meus Equipamentos Usados?

Uma dúvida antiga: Arrumo o meu aparelho quebrado ou compro um novo? É uma decisão muito pessoal. Conheço pessoas que preferem sempre arrumar seus aparelhos, e só os substituem quando o conserto se torna frequente, ou quando o aparelho é irreparável. Outras, evitam ao máximo reparar, e o trocam quando o mesmo apresenta defeito.

 

Quando falamos em aparelhos de computação pessoal, ainda tem o fator obsolescência, pois um aparelho com 15 anos, por mais que funcione perfeitamente, ele se torna inútil. Devendo este ser considerado peça de descarte (ou de museu!).

Na minha opinião, descartes de aparelhos funcionais que nunca foram reparados (ou que apresentem um defeito diferente do reparo anterior), e que não estejam obsoletos, sem pelo menos orçamentar com uma assistência técnica, além de ser um descaso com a natureza, é um desperdício de dinheiro. Sendo que o usuário ainda corre o risco de comprar um aparelho inferior ao que substituiu! É triste mas acontece!

 

Na minha experiência, como gestor de uma assistência técnica de computadores, apresento uma conta básica, que pode ser aplicada na avaliação do custo x benefício de um reparo, lembrando que, em alguns casos, o desempenho e função do aparelho em questão, pode absorver um custo maior, e ainda assim, valer a pena seu reparo.

 

Aparelhos que não possuem sistema operacional, como monitores e impressoras, você deve gastar no reparo, no máximo 10 % do valor de um novo ao ano (levando em conta tudo que foi citado acima). No caso da INFOMEX INFORMÁTICA, costumamos arrumar aparelhos com potencial de uso de no mínimo 2 anos, elevando essa conta para 20 %. Um exemplo: Um monitor novo de 20 polegadas custaria na faixa de R$ 500,00 novo, para reparar o seu usado, você poderia gastar no máximo R$ 100,00 (as vezes um pouco mais, ou um pouco menos), este é um reparo com um bom custo x benefício!

 

Aparelhos que possuem sistema operacional, complica um pouco mais, pois um aparelho novo também pode pegar vírus, travar o sistema depois de uma atualização, adquirir defeitos originados de programas mau-instalados etc. Por isso é sempre importante consultar uma assistência técnica, pois o problema pode estar relacionado ao sistema, ao uso, ao usuário, e não ao aparelho em si. Você levando-o a uma assistência, e o aparelho tendo apenas problemas lógicos (sistema), o preço deverá ser tabelado, se não for, nunca deve ser superior a 10 % de um aparelho novo. Caso o problema seja físico, vale a regra dos 20 % por 2 anos.

 

Esta conta foi desenvolvida por nós, e não é regra geral. Funciona conosco. Cada assistência tem à sua maneira de chegar num consenso de valores, porém resta ao cliente saber definir o que é justo por um reparo.

 

Quando nós, da INFOMEX INFORMÁTICA, fazemos a avaliação de reparo, levamos em conta diversos fatores, fazemos testes exaustivos, sempre com a intenção de atingir um nível de reparo de excelente custo x benefício.

 

Lembrando que, existem peças de desgastes (principalmente em impressoras) que não entram nessa conta, são peças de troca periódica, não é considerado um reparo. Podem ser trocas efetuadas em mais ou mesmo tempo, dependendo do uso.

 

Computadores, de tempos em tempos, precisam passar por manutenção física, para limpeza e troca de componentes de refrigeração. Isto também não pode ser considerado um reparo, e sim uma manutenção periódica.

Lembre-se, caso seu aparelho não tenha conserto, ou não valha a pena conserta-lo, sempre o descarte em lugares apropriados! Existem pontos de coletas de lixo eletrônico, ou mesmo deixe esse procedimento a cargo da assistência que lhe atendeu. Caso seja um computador, e esta assistência não seja de sua confiança, peça que lhe devolvam o HD (é onde ficam armazenadas suas informações pessoais, como vídeos, fotos, arquivos etc.), mesmo apagando essas informações, elas podem ser recuperadas. Este dispositivo deverá ser guardado ou destruído por você.

 

E o meio ambiente agradece!

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